SIMAC - Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas

 

 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

(organização conjunta CFP COL - SIMAC)

  

LOCAIS: LISBOA --- PORTO
 
 
INSCRIÇÕES ABERTAS ----                                JANEIRO                             ------ Ficha de Pré-Inscrição 

 
PARA MAIS INFORMAÇÕES PODERÁ: CONTACTAR AS SECRETARIAS DOS RESPECTIVOS CENTROS DE FORMAÇÃO OU ENVIAR FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO 


                                         

                                 CURSO TERAPIA MANUAL (244 horas)


Objectivos gerais

A Terapia Manual congrega um conjunto de técnicas que, face à especificidade da área de intervenção e da lesão em que se propõe intervir, permite, de uma forma segura, uma melhor e mais eficaz intervenção terapêutica.

Assim no Curso de Terapia Manual serão ministradas noções alargadas de Anatomofisiologia, Fisiopatologia e Biomecânica, constituindo-se no sustentáculo teórico da formação.

Sendo uma formação de cunho prático serão ministradas valências técnicas de palpação de tecidos moles e articulares, de avaliação músculo-esquelética e de testes ortopédicos e osteopáticos, visando dotar o formando das competências técnicas necessárias ao nível de meios auxiliares de diagnóstico.

Com este curso desenvolverão igualmente competências em termos das mais actuais e eficazes técnicas de manipulação de tecidos moles visando o tratamento de disfunções músculo-esqueléticas.


Destinatários: Profissionais das áreas da massagem, da saúde ou do fenómeno desportivo ou estudantes universitários da área da saúde e do desporto/educação física, entre outros



                   CURSO de MASSAGEM DESPORTIVA (45 horas)                                                                          


O que é a Massagem Desportiva?

 A Massagem Desportiva baseia-se num conjunto de técnicas específicas da massagem terapêutica que, orientadas para a actividade física em geral, permitem melhorar o tônus muscular, potenciar as capacidades dos atletas e o aumento dos seus resultados desportivos, sendo igualmente empregue a massagem desportiva como método de prevenção de eventuais lesões musculares e articulares, bem como no aliviar da dor, na recuperação de lesões e na melhoria de determinada função ou movimento.

 

Destinatários: Profissionais da área da saúde (a título de exemplo: Massagistas, Reflexologistas, Terapeutas Manipulativos, Osteopatas, Naturopatas, Homeopatas, Enfermeiros, entre outros) ou formandos/estudantes universitários da área da saúde.

 

       CURSO de DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL(45 horas)- Coimbra // Lisboa // Porto

  

O que é a Drenagem Linfática Manual (DLM)?

A Drenagem Linfática Manual (DLM)  é uma técnica de massagem especializada que consiste em movimentos efectuados manualmente com suavidade, baixa intensidade de pressão e ritmo constante. Seguindo o trajecto do sistema linfático esta técnica melhora as suas funções naturais.


A DLM beneficia o organismo tanto do campo médico como estético, uma vez que melhora o funcionamento do sistema linfático, ajudando-o a eliminar toxinas e excessos de líquidos acumulados entre as células, reduzindo edemas e reforçando a imunidade e resistência contra doenças.

 

A prática profissional deste tipo de massagem requer conhecimentos e valências técnicas específicas que só podem ser adquiridos através de acções de formação sustentadas em base teórica sólida que sustente as intervenções a realizar.

 

Destinatários: Profissionais das áreas da massagem, da saúde ou da estética, formandos/estudantes universitários da área da saúde.


 

CURSO de LIGADURAS FUNCIONAIS (14 horas)
Objectivos:

As Ligaduras Funcionais (LF) têm como principais objetivos limitar e controlar a amplitude de movimentos indesejados, garantir suporte a uma estrutura lesionada, permitir movimento funcional sem dor, proteger uma estrutura lesionada de recidivas e evitar a adoção de posturas de compensação. Nessa medida trata-se de uma ferramenta essencial como método preventivo no processo de reabilitação ao permitir, simultaneamente, a regeneração tecidular e uma atividade física controlada.

 
É objetivo deste curso, formar profissionais ou estudantes da área da saúde e do desporto com os conhecimentos e práticas necessárias para utilizar, de uma forma correta e eficaz, as ligaduras funcionais como ferramenta terapêutica em situações clínicas diversas. 
 

Destinatários: Profissionais da área da saúde/desporto ou formandos/estudantes universitários da área da saúde/desporto.

 

 

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Qualificação:

 

No final do curso e após bom aproveitamento receberá: CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL e DIPLOMA